Quando falamos no termo ‘angio’, logo lembramos de veias e artérias, ou seja, que remete ao canal sanguíneo ou linfático. Logo, facilita bastante entender o conceito dos exames citados: angiotomografia e angiorressonância.
A ‘tomografia’ dessa região é o método, feito por um equipamento que vai realizar imagens internas do corpo através de feixes de raios x. Desta forma, a angiotomografia é um exame que mostrará como estão as veias e artérias do corpo a partir de uma imagem gráfica gerada por um equipamento específico. É amplamente utilizada por sua eficácia e rapidez na geração de imagens, não sendo considerado invasivo – por exemplo, não há necessidade de cateterismo –, permitindo que o médico identifique com grande precisão os problemas encontrados em veias e artérias do paciente.
Assim como a angiotomografia, a angiorressonância também faz imagens de artérias e veias, mas de um método diferente: é utilizado o aparelho de ressonância magnética que, diferente do primeiro, não emite radiação no corpo do paciente. Este gênero utiliza de um campo magnético para identificar os vasos sanguíneos e artérias do corpo, sendo tão eficiente como a angiotomografia, com a diferença de uma visão espacial mais abrangente. É amplamente utilizada para identificar doenças como aneurismas cerebrais e quando há suspeita de dissecção vascular.
⠀
Ficou com dúvidas? Deixe nos comentários que nossos médicos responderão para você.
Conte com a Radiolinea!
Agende seu exame conosco!
☎ (61) 3771-3737
📲 WhatsApp: (61) 98279-0051
📍 SGAS 616 – Conjunto A – Lote 116/117 Centro Clínico Linea Vitta bloco B, Via L2 Sul, Salas 10/13 – Asa Sul, Brasília-DF