Muitas pessoas ficam apreensivas quando o médico indica esse procedimento, contudo, o segredo pode ser conhecer todos os detalhes sobre a ressonância magnética para conseguir realizá-lo de forma mais tranquila.
⠀
Portanto, antes de se apavorar, entenda alguns detalhes sobre a ressonância magnética:
⠀
1️⃣ Não são todos os exames que exigem a entrada completa no tubo.
⠀
Embora muitas pessoas se dizem ” não claustrofóbicas”, a entrada por completo no tubo da ressonância magnética pode ser bastante desconfortável.
⠀
Por conta disso, algumas pessoas têm impulsos que as fazem desistir, mas o fato é que nem todas as regiões do corpo pedem a entrada completa. Alguns exemplos são: Coluna, Lombar, Joelho, Coxas, Pernas,
Quadris, Tornozelos, Pé e punhos.
⠀
2️⃣ Ficar de olhos fechados ajuda a reduzir a sensação de sufoco.
⠀
A máquina de ressonância magnética é estreita de todos os lados, quando as pessoas ficam de olhos abertos, aumenta o desespero. Entrar na máquina de olhos fechados vai criar uma ilusão e evitar que psicologicamente ocorra um certo desespero.
⠀
Essa técnica realmente funciona e permite que o exame seja realizado de uma forma rápida e assertiva.
⠀
3️⃣ Tem pequenas pausas.
⠀
Para analisar uma região do corpo pode levar entre 30 a 50 minutos, caso a pessoa precise fazer mais de uma área em um só exame, esse procedimento pode levar até 2 horas.
⠀
Entenda que as imagens da ressonância são tiradas em uma série de conjuntos, a maioria delas leva alguns minutos, então, nesse período você deve ficar imóvel.
⠀
Entretanto, no intervalo entre um conjunto e outro, você pode dar uma relaxada, mexer uma mão, coçar o nariz ou qualquer outro movimento. Você pode pedir para que o médico dê sinais quando esses micro intervalos acontecem.
Ficou com dúvidas? Deixe nos comentários que nossos médicos responderão para você.
Conte com a Radiolinea!
Agende seu exame conosco!
☎ (61) 3771-3737
📲 WhatsApp: (61) 3771-3737
📍 SGAS 616 – Conjunto A – Lote 116/117 Centro Clínico Linea Vitta bloco B, Via L2 Sul, Salas 10/13 – Asa Sul, Brasília-DF